Aparelho Autoligado: mais discreto, rápido e com menos dor

Odontologia | 0 Comentários

Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

A aparelho autoligado é hoje uma opção real para quem deseja uma opção melhor que os aparelhos ortodônticos tradicionais – e quer evitar usar aquelas “borrachinhas” (coloridas ou não), além de ter que ir ao dentista mensalmente para as manutenções constantes, limpeza ou reposição de partes do aparelho, que acabam se soltando. E, claro, querem também evitar a dor causada pelos ajustes.

Com o avanço das técnicas, o aparelho fixo se aprimorou e agora o paciente pode optar por um tratamento bem mais rápido, menos dolorido e mais eficaz.

Segundo Gedeon Wefferson Mendes de Almeida, dentista da região de Santo Amaro (SP), no aparelho autoligado as pecinhas (bráquetes) não precisam das ligaduras elásticas – aquelas “borrachinhas coloridas” – para segurar o fio do aparelho.

 

“A ausência das ligaduras elásticas diminui o acúmulo de placa bacteriana no aparelho, evitando cáries, mau hálito, cálculos dentários, entre outros.”

Gedeon de Almeida

Dentista - CRO 94.998 - SP

🤔 Qual é a vantagem em comparação ao aparelho tradicional?

Para que o arco ortodôntico do aparelho se fixe nas peças, em vez das “borrachinhas”, o aparelho autoligado tem um dispositivo próprio, como um “clip”, que evita o contato das peças com a mucosa bucal e diminui a possibilidade de pequenas lesões, que são frequentes e incômodas nos aparelhos tradicionais. O Dr. Gedeon ressalta que “este sistema permite que os dentes se movimentem lentamente, de forma mais contínua, gerando um resultado mais rápido, visível em poucos meses de tratamento”.

Além disso a dor causada pelo uso do aparelho é muito menor e a higienização é mais fácil. “Graças à maior eficiência do aparelho, o tempo de tratamento chega a ser reduzido em 40% em comparação aos aparelhos tradicionais e a manutenção pode ser feita em intervalos maiores”, ressalta a dentista Erica Jin, que atua na região da Vila Mariana. O aparelho pode ser utilizado por adolescentes e adultos, e, claro, o profissional conta sempre com a colaboração e com os cuidados do paciente.

 

Graças à maior eficiência do aparelho, o tempo de tratamento chega a ser reduzido em 40%.”

Erica Jin

Dentista - CRO 112.316 - SP

Conhecendo mais sobre o aparelho autoligado

O Dr. Gedeon recomenda o aparelho autoligado para vários pacientes porque, “além de causar menos dor, os materiais utilizados são mais resistentes, o que exige muito menos manutenção, e os resultados surgem mais rápido em comparação ao aparelho convencional. E, como causam menos danos às estruturas dentais, os efeitos colaterais também são reduzidos”.

São 3 os tipos de aparelhos autoligados:

1. Estético: todos os braquetes são feitos com material transparente.

2. Metálico: todos os braquetes são metálicos, porém menores e mais discretos do que nos aparelhos tradicionais

3. Estético-metálico (misto): os braquetes são transparentes na parte anterior e metálicos na parte posterior.

Os aparelhos autoligados estão cada dia mais acessíveis financeiramente, com várias opções de marcas nacionais e importadas. Os preços variam de acordo com a marca escolhida e os materiais.

Encontre agora um ortodontista perto de você

👍 Gostei! O que devo fazer agora?

A colocação de um aparelho dentário – de qualquer tipo – requer uma avaliação bem feita por um dentista. É importante ter em mente que muitas vezes a colocação é a segunda etapa de um tratamento que começa resolvendo outros problemas bucais, como cáries ou alterações de gengiva.

A Dra. Erica destaca que “o aparelho ortodôntico pode corrigir problemas funcionais, como mastigação e respiração. Sua função é muito mais do apenas estética. Mas, com os aparelhos autoligados, o aspecto estético ganhou importância durante o tratamento, não só depois que ele acaba”.

Segundo ela, “orgulhar-se do próprio sorriso vai muito além da vaidade ou beleza. Um sorriso bonito e seguro abre portas, aproxima pessoas e pode melhorar a forma como o paciente se relaciona com elas. O tratamento ortodôntico pode, de verdade, mudar a qualidade de vida de uma pessoa”.

No portal Nossos Doutores você encontra ortodontistas perto de você. Eles poderão avaliar seu caso e auxiliar na escolha do aparelho ortodôntico, para você sorrir com a segurança e beleza que você tanto quer. E merece. 

Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

Erica Jin
Vila Mariana, SP
CRO 112.316 – SP

Gedeon Wefferson Mendes de Almeida
Santo Amaro, SP
CRO 94.988 – SP

Siga-nos nas redes sociais:

Médico por preço acessível

Seu doutor particular perto de você, por um preço que no seu bolso.

Psicólogos, Médicos, Dentistas Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos

Consultas particulares agora cabem no seu bolso e estão bem perto de você.

Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta.

Sobre o Nossos Doutores

Com o Nossos Doutores, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, especialidade e agenda disponível. São centenas de profissionais em São Paulo e Grande SP. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente.

(11) 95978-1941

 

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica.

Logo - Nossos Doutores

Receba nossas novidades!

Tudo sobre sua saúde física, mental e emocional, com o olhar humano e atento dos Nossos Doutores.

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado!