Coaching e Psicoterapia. Qual é a diferença?

Psicologia |

Texto de Maria do Carmo Ferreira, Psicóloga e Coach na Vila Andrade (SP), parceira do Nossos Doutores.
Compartilhe em suas redes sociais:

É muito comum as pessoas perguntarem se o processo de coaching funciona como psicoterapia. É importante esclarecer que são procedimentos bem distintos, contudo têm como objetivo o investimento no desenvolvimento do ser humano.

O que é Psicoterapia?

A psicoterapia é exercida por um profissional com formação em faculdade de Psicologia, com duração de cinco anos. A psicoterapia visa trabalhar o autoconhecimento, possibilitando mudanças nos pensamentos, sentimentos e comportamentos do cliente (paciente), a fim de ajudá-lo no seu crescimento pessoal e  profissional, além de auxiliá-lo na resolução de conflitos, trabalhando tanto os aspectos emocionais quanto comportamentais, levando-o a assumir as rédeas da sua vida, possibilitando a compreensão para lidar com questões que causam dificuldades no seu desenvolvimento, podendo atender  a diversas faixas etárias, por meio de psicoterapia para o adulto e ludoterapia para criança.

Encontre agora um Psicólogo perto de você

 

O que é Coaching?

coaching, por ser um processo, possui procedimentos definidos com começo, meio e fim. Utiliza ferramentas com validação científica, que levarão o cliente dentro, de um prazo pré-estabelecido entre o profissional (coach) e o cliente (coachee), a atingir resultados num curto espaço de tempo.

Quais são as principais diferenças entre o Coach e o Psicólogo?

A psicoterapia possibilita ao cliente conhecer melhor a si mesmo e gerenciar de forma autônoma e equilibrada todas as questões no que se refere à própria vida.

coach pode ser oriundo de qualquer ramo de atividade ou de qualquer área do conhecimento. O psicoterapeuta irá oferecer sua compreensão para lidar com as questões trazidas pelo cliente, enquanto o coach, por mais que cultive a empatia durante as sessões, orienta o coachee a desenvolver a competência de analisar o contexto e de encontrar as soluções por si mesmo.

coaching é uma assessoria pessoal e profissional, que tem por objetivo potencializar, elevar a performance, alavancar carreira e elevar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida do cliente, grupo ou empresa. Do ponto de vista individual, o coaching gera benefícios como: autoconhecimento; autoestima; autoconfiança; mais qualidade de vida e menos stress; aprimoramento dos relacionamentos  e da comunicação interpessoal, além da capacidade de modificar comportamentos Improdutivos.

“Coaching e Psicoterapia que são procedimentos bem distintos, contudo têm como objetivo o investimento no desenvolvimento do ser humano.”

Maria do Carmo Ferreira

Coach e Psicóloga - CRP 06/56.100-5

No que se refere ao coaching no ambiente empresarial, entre os benefícios estão: maior satisfação com o trabalho; aumento dos resultados financeiros; redução de conflitos; melhoria da comunicação, nos relacionamentos, entre outros benefícios.

Entre os diversos resultados que o processo de coaching proporciona, podemos destacar felicidade e realização, com mais conquistas, plenitude, aumento de satisfação pessoal e profissional.

No entanto, seja para o especialista em Psicologia ou para o Coach, o objetivo é o desenvolvimento, o aperfeiçoamento, investimento para o conhecimento sobre práticas que possam ajudar no desenvolvimento do capital humano, possibilitando felicidade, realização e também desenvolver novas habilidades para uma vida mais satisfatória.

Compartilhe em suas redes sociais:

Conheça os profissionais que participaram deste artigo:

Maria do Carmo S. Ferreira - Coach e Psicóloga - Vila Andrade, São Paulo - SP

Maria do Carmo S. Ferreira
Vila Andrade, São Paulo – SP
CRP 06/56100-5

Leia também:

Siga-nos nas redes sociais:

Médico por preço acessível

Seu doutor particular perto de você, por um preço que no seu bolso.

Psicólogos, Médicos, Dentistas Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos

Consultas particulares agora cabem no seu bolso e estão bem perto de você.

Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta.

Sobre o Nossos Doutores

Com o Nossos Doutores, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, especialidade e agenda disponível. São centenas de profissionais em São Paulo e Grande SP. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente.

(11) 95978-1941

 

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica.

Logo - Nossos Doutores

Receba nossas novidades!

Tudo sobre sua saúde física, mental e emocional, com o olhar humano e atento dos Nossos Doutores.

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado!