Com Quantos Meses o Bebê Começa a Falar?

Fonoaudiologia | 0 Comentários

Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

A espera pela pronúncia das primeiras palavrinhas ditas pelo bebê é um momento muito desejado e do qual os pais nunca se esquecem. Por isso, perguntar-se “Com quantos meses o bebê começa a falar?” é muito comum e, para alguns pais, pode gerar bastante ansiedade.

A partir da fala começa-se a entender melhor as necessidades do bebê. Porém, é importante saber que nem sempre isto acontece na mesma idade em todas as crianças. Existem ritmos de progressão diferentes.

A fonoaudióloga Mariana Facchiolo Lima, que atende na região da Vila Nova Conceição, em São Paulo, fala sobre isto neste vídeo:

Os pais interferem neste “tempo”?

Os pais podem interferir, sim. Afinal, é muito importante que saibam que este processo de desenvolvimento acontece também em decorrência das interferências que o meio e as pessoas que estão perto do bebê exercem sobre ele. Desde a barriga da mãe, por exemplo, o bebê já pode ser estimulado, ouvindo a fala dos pais.

Outra interferência desejada é que os pais não “protejam” excessivamente o bebê, afinal, ele precisa sentir a necessidade de falar. Se ele aponta e tem o que quer na mão, para que aprender a falar? Um estímulo muito bom é conversar com o filho, contar histórias, cantar e falar com boa articulação e um tom de voz natural. Nada daquela fala infantilizada e aguda! Afinal, o filho pode se espelhar nisso e ter dificuldade em falar como deve.

 

Encontre agora um Fonoaudiólogo perto de você

O que pode atrasar o tempo da fala na criança?

Existem fatores orgânicos e fatores psicológicos que podem “atrasar” a fala do seu filho. Entre os orgânicos, podemos citar as perdas auditivas (sejam pós-natais ou congênitas), lábio leporino, desordens neurológicas, problemas na coordenação motora fina, entre outras.

Já entre os fatores psicológicos, pode estar a infantilização dos comportamentos, como prolongar o uso da chupeta, a chegada de um irmãozinho, a comunicação sempre atendida através de gestos, etc.

O importante é ter calma e observar bastante o seu filho. Se o atraso na fala é isolado, e ele socialmente se comunica bem, fique tranquilo: como é um desenvolvimento biológico, variações são muito comuns. Mas, se sentir que alguma coisa não está legal, não hesite em procurar um fonoaudiólogo.

Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]
Mariana Facchiolo Lima - Fonoaudióloga. Com quantos meses o bebê começa a falar?

Mariana Facchiolo Lima
Vila Nova Conceição, SP
CRFa 13.907 – SP

Siga-nos nas redes sociais:

Médico por preço acessível

Seu doutor particular perto de você, por um preço que no seu bolso.

Psicólogos, Médicos, Dentistas Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos

Consultas particulares agora cabem no seu bolso e estão bem perto de você.

Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta.

Sobre o Nossos Doutores

Com o Nossos Doutores, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, especialidade e agenda disponível. São centenas de profissionais em São Paulo e Grande SP. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente.

(11) 95978-1941

 

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica.

Logo - Nossos Doutores

Receba nossas novidades!

Tudo sobre sua saúde física, mental e emocional, com o olhar humano e atento dos Nossos Doutores.

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado!