Com Quantos Meses o Bebê Começa a Falar?

27/02/2018 | Fonoaudiologia

Compartilhe em suas redes sociais:

A espera pela pronúncia das primeiras palavrinhas ditas pelo bebê é um momento muito desejado e do qual os pais nunca se esquecem. Por isso, perguntar-se “Com quantos meses o bebê começa a falar?” é muito comum e, para alguns pais, a espera pode gerar bastante ansiedade.

A partir da fala começa-se a entender melhor as necessidades do bebê. Porém, é importante saber que as primeiras palavras não vêm no mesmo momento para todas as crianças. Existem ritmos de progressão diferentes.

Os pais interferem neste “tempo”?

Os pais podem interferir, sim. Afinal, o desenvolvimento da fala acontece também em decorrência das interferências que o meio e as pessoas que estão perto do bebê exercem sobre ele. Desde a barriga da mãe, por exemplo, o bebê já pode ser estimulado, ouvindo a fala dos pais.

Outra interferência desejada é que os pais não “protejam” excessivamente o bebê. A criança deve ser estimulada a falar.

Se ele aponta e tem o que quer na mão, não há porquê aprender a falar, certo? A criança é capaz de aprender! Um estímulo muito bom é conversar com o filho, contar histórias, cantar e falar com boa articulação e um tom de voz natural. Nada daquela fala infantilizada e aguda! Afinal, o filho pode se espelhar nisso e ter dificuldade em falar como deve.

Buscando um fonoaudiólogo perto de você?

O que pode atrasar o tempo da fala na criança?

Existem fatores orgânicos e fatores psicológicos que podem “atrasar” a fala do seu filho. Entre os orgânicos, podemos citar as perdas auditivas (sejam pós-natais ou congênitas), lábio leporino, desordens neurológicas, problemas na coordenação motora fina, entre outras.

Já entre os fatores psicológicos, pode estar a infantilização dos comportamentos, como prolongar o uso da chupeta, a chegada de um irmãozinho, a comunicação sempre atendida através de gestos, etc.

O importante é ter calma e observar bastante o seu filho. Se o atraso na fala é isolado, e ele socialmente se comunica bem, fique tranquilo: como é um desenvolvimento biológico, variações são muito comuns. Mas, se sentir que alguma coisa não está legal, não hesite em procurar um fonoaudiólogo.

Leia também:
Médico por preço acessível

Consultas particulares perto de você, por preços que cabem no seu bolso.

Psicólogos, Médicos, Dentistas Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos

Marque sua consulta particular perto de você, por um preço que cabe no seu bolso.

Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fisioterapeuta ou fonoaudiólogo. Mais de 500 profissionais da saúde em 40 cidades.

Sobre o Nossos Doutores

Com o Nossos Doutores, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, perfil do profissional, especialidade e agenda disponível. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente. Acesse nossa página Quem Somos para saber mais.

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica. Para mais informações, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Logo - Nossos Doutores

Receba nossas novidades!

Tudo sobre sua saúde física, mental e emocional, com o olhar humano e atento dos Nossos Doutores.

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado!