Faça o teste: você conseguiria ler com dislexia?

Fonoaudiologia, Psicologia |

Você sabe que a Dislexia é uma condição que afeta o mecanismo da leitura e que pode ter grande impacto no aprendizado, certo?

Para ter uma ideia do desafio enfrentado por uma pessoa com Dislexia, leia a simulação abaixo:

Dislexia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de leitura, apesar da inteligência da pessoa ser normal. O distúrbio afeta as pessoas em diferentes graus. Os principais sintomas são dificuldades em pronunciar corretamente as palavras, em ler rapidamente, em escrever palavras à mão, em subvocalizar palavras, em pronunciar corretamente palavras ao ler em voz alta e em compreender aquilo que se está a ler. Em muitos casos estas dificuldades começam-se a notar na escola. Nos casos em que a pessoa anteriormente conseguia ler sem dificuldade, mas em determinado momento perde essa capacidade, o distúrbio denomina-se alexia. Estas dificuldades são involuntárias e as pessoas com este distúrbio demonstram um desejo de aprendizagem


Acredita-se que a dislexia seja causada tanto por fatores genéticos como ambientais. Em alguns casos a doença é familiar. É frequente ocorrer em pessoas com distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e está associada a dificuldades semelhantes com números. O distúrbio pode também ter início na vida adulta em consequência de um traumatismo cranioencefálico, de um acidente vascular cerebral ou de demência. Os mecanismos subjacentes da dislexia envolvem problemas com o processamento da linguagem pelo cérebro. O diagnóstico de dislexia é realizado com recurso a uma série de exames que avaliam a capacidade de memorização, dicção, visão e leitura. A dislexia é distinta das dificuldades de leitura causadas por incapacidade visual ou por ensino insuficiente.

Texto extraído da Wikipedia em 23/04/2018, apenas para fins ilustrativos.

Difícil, né?

Este simulador foi adaptado para o Brasil pelo portal Nossos Doutores, com base em uma iniciativa do programador sueco Victor Widell (o simulador original está disponível aqui).

Após sua amiga descrever para ele como é ser disléxica, Victor resolveu criar este simulador. Segundo a descrição dela, é como se as letras fossem trocadas, antes que se consiga processar o que a palavra quer dizer.

 

Desafio e Respeito

Ainda que seja interessante, a simulação não retrata fielmente as dificuldades encontradas por pessoas com diferentes tipos de dislexia.

Mesmo assim, dá uma ideia do desafio que a dislexia representa e nos lembra de que as pessoas que a enfrentam merecem todo respeito e apoio.

É preciso que se entenda que a dislexia nada tem a ver com inteligência ou vontade. Mesmo que você leia habitualmente sem problemas, com certeza a simulação aumentou consideravelmente o tempo de leitura e a concentração necessária, não foi?

Deixe seus comentários abaixo e compartilhe este post, para que mais pessoas entendam que a dislexia deve ser respeitada. A dislexia tem tratamento e as pessoas que a enfrentam podem ser muito bem sucedidas nos estudos e na profissão – mesmo que tenham que encerar uma dose extra de esforço.

Para saber mais sobre a Dislexia, clique aqui.

Encontre agora um Fonoaudiólogo perto de você

 

Médico por preço acessível

Seu doutor particular perto de você, por um preço que no seu bolso.

Psicólogos, Médicos, Dentistas Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos

Consultas particulares agora cabem no seu bolso e estão bem perto de você.

Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta.

Sobre o Nossos Doutores

Com o Nossos Doutores, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, especialidade e agenda disponível. São centenas de profissionais em São Paulo e Grande SP. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente.

(11) 95978-1941

 

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica.

Logo - Nossos Doutores

Receba nossas novidades!

Tudo sobre sua saúde física, mental e emocional, com o olhar humano e atento dos Nossos Doutores.

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado!