Doença Psicossomática: a mente pode “fabricar” uma doença?

Psicologia | 0 Comentários

Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

Todo mundo já ouviu falar em Doença Psicossomática, que é a manifestação de uma doença física ou não, motivada por causas mentais ou emocionais. Mas quando é que as reações do corpo às emoções ou pensamentos excede o nível da normalidade e passa a ser doença?

Nossas pernas tremem quando precisamos falar em público, as mãos transpiram de nervoso, lágrimas rolam diante de grandes emoções, o coração palpita diante do ser amado… pois é, quase todos já passamos por isso. São as emoções provocando reações físicas!

Mas quando emoções geram reações negativas, como a depressão, gripes, falta de ar, estresse, herpes, ansiedade, enxaqueca, alergia nervosa, insônia, diarreia, etc, custamos a acreditar. Logo achamos que é alguma doença física. Mas, fique atento: pode não ser! A mente é poderosa tanto para gerar benefícios, quanto malefícios.

 

Como detectar uma doença psicossomática?

A palavra “psicossomática” tem origem em duas palavras gregas: psique (mente) + soma (corpo). Uma doença psicossomática, portanto, tem origem na “alma” e no psicológico, e pode causar sintomas e doenças no corpo, sempre relacionadas às emoções, sentimentos e pensamentos que podem estar em desequilíbrio por diversos fatores.

Doenças psicossomáticas não são simples de serem detectadas, pois causam sintomas físicos sem causas orgânicas. A pessoa apresenta muitas queixas no corpo, mas como elas surgem por fatores emocionais que não são explicadas por nenhuma alteração clínica, deve-se ter muita atenção no diagnóstico. Uma ansiedade (de base psíquica), por exemplo, gera um mal-estar tão grande, que é como se o corpo físico “falasse” para o psíquico: “vamos dividir essa angústia”. Quadros graves podem surgir destes pequenos esgotamentos que as pessoas não conseguem administrar.

Encontre agora um Psicólogo perto de você

Quem está mais propenso a desenvolver este transtorno? Qualquer um. Embora seja mais comum em pessoas que sofrem muitas cobranças profissionais, têm longas e exaustivas jornadas de trabalho, sofrem estresse, sentem culpa, tiveram traumas na infância, conflitos familiares, foram vítimas de violência psicológica, bullying, sentem muita ansiedade e tristeza, etc.

Quais são as doenças psicossomáticas mais comuns?

Existem várias manifestações físicas que surgem pelo corpo como sintomas de “dores emocionais”, entre eles dores no peito, palpitações, falta de ar, asma, gastrite, prisão de ventre, herpes, formigamentos, insônia, aftas, impotência, dificuldade para engravidar, etc.

Quanto tempo dura uma doença psicossomática?

As pessoas que sofrem com o transtorno de somatização podem passar por isso por muitos meses ou anos até que se descubra a causa. Por isso, se você suspeita estar com alguma doença psicossomática, procure orientação médica (para que possa realizar exames que descartem doenças físicas), e, posteriormente a ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra! Tratar a causa do problema amenizará os seus sintomas.

Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

Siga-nos nas redes sociais:

Médico por preço acessível

Seu doutor particular perto de você, por um preço que no seu bolso.

Psicólogos, Médicos, Dentistas Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos

Consultas particulares agora cabem no seu bolso e estão bem perto de você.

Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta.

Sobre o Nossos Doutores

Com o Nossos Doutores, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, especialidade e agenda disponível. São centenas de profissionais em São Paulo e Grande SP. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente.

(11) 95978-1941

 

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica.

Logo - Nossos Doutores

Receba nossas novidades!

Tudo sobre sua saúde física, mental e emocional, com o olhar humano e atento dos Nossos Doutores.

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado!