O que faz um Médico da Família e Comunidade?

Medicina | 0 Comentários

Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

Sabe aquele “médico de antigamente”, que te acompanhava por toda a vida? Existe a versão moderna dele: é Médico da Família e Comunidade, cujo retorno representa uma tendência mundial na abordagem da Saúde.

A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica que atende e cuida das pessoas ao longo de suas vidas. É o resgate daquele médico que nos conhece a fundo, que está próximo, é sensível aos nossos problemas e tem a visão de cuidar da nossa saúde não só quando estamos doentes, mas atuando também na prevenção, antes que as doenças apareçam.

A médica Amanda do Val Anderi, que atende em Santo André (SP), fala um pouco sobre esta especialidade, que alia a atenção às doenças com a atenção cuidadosa às pessoas:

Como é a rotina de um Médico da Família e Comunidade?

Em geral, os dias de trabalho de um médico desta especialidade são bastante intensos e diversificados. A maior parte destes especialistas no Brasil trabalha em equipes de unidades de Atenção Primária, com um cotidiano que inclui atendimentos em consultório (para problemas agudos ou crônicos, além de situações de saúde específicas como gestação e puericultura), realização de procedimentos ambulatoriais variados (tais como colocação de DIU, infiltração articular, excisão de lipomas e cistos epidérmicos e outros procedimentos dermatológicos), consultas domiciliares (para pessoas em cuidados paliativos, por exemplo), discussões com outros profissionais, atividades comunitárias entre outros.

Encontre agora um Médico perto de você

Foco nas Pessoas

Não é à toa que existem ditados populares como “É melhor prevenir do que remediar” ou “A prevenção é o melhor remédio”. Boa parte da atuação do Médico da Família e Comunidade se dá na prevenção de doenças, não só de um paciente, mas de todo um grupo de pessoas.

Além de tratar das doenças já presentes, o Médico da Família e Comunidade tem um olhar atento à saúde global e qualidade de vida de cada paciente. É uma especialidade que promove e recupera a saúde de famílias inteiras, e, às vezes, de toda uma comunidade, em situações agudas ou crônicas, como em epidemias ou problemas de saúde que afetam um grupo inteiro, como uma epidemia ou um caso de infecção coletiva por água contaminada em um bairro específico, por exemplo.

Com o conhecimento sustentado pela clínica médica, pediatria e ginecologia/obstetrícia, o Médico da Família pode lidar com até 90% dos problemas de saúde mais comuns. Por isso, atende pacientes de todas as idades, com uma variedade de sintomas e condições: da criança ao idoso, a gestante, o hipertenso, ou um jovem com dor de cabeça, por exemplo.

Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]
Amanda do Val Anderi - Médica da Família e Comunidade. Santo André

Amanda do Val Anderi
Santo André, SP
CRM 162.287 – SP

Siga-nos nas redes sociais:

Médico por preço acessível

Seu doutor particular perto de você, por um preço que no seu bolso.

Psicólogos, Médicos, Dentistas Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos

Consultas particulares agora cabem no seu bolso e estão bem perto de você.

Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta.

Sobre o Nossos Doutores

Com o Nossos Doutores, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, especialidade e agenda disponível. São centenas de profissionais em São Paulo e Grande SP. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente.

(11) 95978-1941

 

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica.

Logo - Nossos Doutores

Receba nossas novidades!

Tudo sobre sua saúde física, mental e emocional, com o olhar humano e atento dos Nossos Doutores.

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado!