RPG e Terapia: resolvendo questões pessoais de forma divertida

Psicologia |

Texto de Bruna Lima e Silva de Moraes, psicóloga na Bela Vista (SP) e parceira do Nossos Doutores
Compartilhe em suas redes sociais:

Há psicólogos americanos que já viram o valor do RPG (Role Playing Game) e o utilizam como uma ferramenta para desenvolver a socialização dos envolvidos. E isto inclui aprender a lidar com os outros, encontrar sua voz própria e aprender a se colocar. A sessão de RPG por si só pode ser encarada como algo terapêutico, pois ajuda na melhora da performance pessoal e promove uma satisfação por conta da conexão com pessoas.

No meu consultório, levo as possibilidades do RPG mais além: uso a narrativa e os personagens como elementos para interpretação. Como a minha linha teórica é a psicanálise, cada elemento da história, ações, escolhas e falas dos participantes são como fragmentos da sua personalidade, da sua psiquê. Os resultados de cada sessão são emocionantes e até poéticos.

Como a Terapia com RPG funciona?

Na sala há um mestre e quatro jogadores. A colocação de cada um deles é interpretada em um segundo momento. Na primeira parte os participantes jogam e a psicóloga fica na posição de ouvinte. Na segunda parte os participantes são convidados à saírem do seu personagem (ou da sua narrativa) e olhar para este último de outro ângulo, com a ajuda da psicóloga. E é aí que acontecem as interpretações e pontuações sobre o que o personagem e a história: o que eles podem dizer sobre você?

O acompanhamento psicológico pode ser extremamente valioso para ajudar estes jovens a lidar com a situação, desenvolvendo mecanismos emocionais que, em algum momento, o levem a sair dela. 

“No meu consultório, uso a narrativa e os personagens do RPG como elementos para interpretação. Cada elemento da história, ações, escolhas e falas dos participantes são como fragmentos da sua personalidade, da sua psiquê. Os resultados de cada sessão são emocionantes e até poéticos..”

Bruna Lima e Silva de Moraes

Psicóloga - CRP 06/13.409

Como é a análise do personagem e da narrativa?

Parto do princípio que a história e o personagem são uma simbolização de algum elemento interno do participante. Este elemento pode ser uma dificuldade, um medo, um potencial, algo que está reprimido no inconsciente, um jeito de encarar a vida, etc. O elemento interno de cada participante é único, assim como ele mesmo. Desse modo, o jogador e o narrador podem descobrir coisas que nem imaginavam sobre eles mesmos.

Quais são os benefícios para quem participa?

O principal é o autoconhecimento. A discussão sobre a simbologia da aventura vai pouco a pouco revelando mais sobre sua personalidade. Além disso é possível identificar dificuldades, angústias e potenciais que podem ser trabalhados ao longo da terapia. Um último aspecto benéfico para o participante é o próprio grupo. As pessoas reunidas se tornam um suporte uns para os outros e o clima de empatia envolvido traz a consciência de que todos estamos no mesmo barco: em busca da nossa realização e bem estar.

Participe do grupo [RPG + TERAPIA]. Agende sua consulta e combinaremos os detalhes!

Encontre agora um Psicólogo perto de você

Compartilhe em suas redes sociais:

Conheça os profissionais que participaram deste artigo:

Bruna Lima e Silva de Moraes - Psicóloga

Bruna Lima e Silva de Moraes
São Paulo, SP
CRP 06/13.409

Leia também:

Siga-nos nas redes sociais:

Médico por preço acessível

Seu doutor particular perto de você, por um preço que no seu bolso.

Psicólogos, Médicos, Dentistas Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos

Consultas particulares agora cabem no seu bolso e estão bem perto de você.

Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta.

Disponível nas cidades de São Paulo e Grande SP

Sobre o Nossos Doutores

Com o Nossos Doutores, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, especialidade e agenda disponível. São centenas de profissionais em São Paulo e Grande SP. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente.

(11) 95978-1941

 

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica.

Logo - Nossos Doutores

Receba nossas novidades!

Tudo sobre sua saúde física, mental e emocional, com o olhar humano e atento dos Nossos Doutores

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado!